Show all

    Colocar aparelho dói?

    Muitas vezes, quando dizemos para o paciente que ele precisa usar aparelho nos dentes, a primeira pergunta é “vai doer?”. E nós compreendemos o receio, afinal, ninguém gosta de sentir dor.

    Então, para tranquilizar todos que passarão por um tratamento ortodôntico, preparamos este texto bem sincero a fim de levar o máximo de informação possível, já que isso pode ajudar a compreender como funciona o aparelho e tudo o que ele causa no sorriso.

    Se, após ler todos os parágrafos, você ainda estiver com alguma dúvida ou quiser conversar diretamente com um dentista especialista, clique no botão verde que está no fim da página.

    O que é o aparelho ortodôntico?

    Antes de responder a pergunta central desse texto, é fundamental que você entenda o que é e para que serve o aparelho ortodôntico.

    Este é o tratamento ideal para corrigir a posição dos dentes e, além disso, também auxilia na harmonia do rosto. Pode ser dividido, de maneira geral, em dois tipos:

    1) Aparelho móvel: pode ser retirado para comer ou fazer a higiene bucal e é utilizado para manter a posição dos dentes;

    2) Aparelho fixo: é composto por braquetes que ficam fixos nos dentes e fazem a movimentação de cada elemento dentário.
    Aqui, falaremos sobre o segundo tipo: os aparelhos fixos!

    Como funciona o aparelho fixo?

    Como você viu anteriormente, o aparelho ortodôntico fixo tem como objetivo alinhar o sorriso. Para isso, ele movimenta gradualmente os dentes que estão na posição incorreta até que fiquem no local certo.

    O dentista faz uma manutenção a cada 25 ou 30 dias, que corrige a força e direção que o aparelho faz em cada elemento dentário, garantindo o resultado prometido no início do tratamento.

    Mas, afinal, colocar aparelho dói?

    Bom, agora que você entendeu todos os pontos importantes sobre o aparelho ortodôntico, é hora de responder a pergunta que deu origem a esse texto.

    Estaríamos mentindo se disséssemos que colocar aparelho não dói, afinal, ele aplica uma pequena força que movimenta os dentes. Por isso, sentir incômodos ao colocar os braquetes e também após as manutenções é comum e significa que o tratamento está funcionando.

    Ou seja, a dor, que na maioria dos casos é tolerável, vem por um bem maior.

    Para amenizá-la, é simples: evite comer alimentos muito duros, porque eles pedem uma força muito maior na hora de mastigar. Você também pode consumir coisas mais geladas, já que isso ajuda a aliviar o desconforto.

    Se o incômodo estiver muito intenso, o dentista pode indicar algum analgésico, mas lembre-se: de maneira alguma tome remédio por conta própria.

    Além disso, pode acontecer também um pequeno corte na parte interna da bochecha causado pelo atrito com o braquete, mas isso é resolvido facilmente com uma cera ortodôntica.

    E aí, conseguimos tranquilizar você em relação a colocação do aparelho ortodôntico?

    acr
    acr

    Os comentários estão encerrados.