Aplicação Botulínica

 

aplicacao botulinica

O rosto, mais particularmente a parte mais baixa do rosto, é onde o dentista passa muitas horas, todos os dias. Altamente treinados, e clinicamente eficazes, eles estão aptos a cuidar melhor de seus pacientes, estendento a prática da boca para além de simplesmente cuidar dos dentes, contribuindo também para intervir na estética facial.

Aplicação botulínica e enchimentos dérmicos são procedimentos de sucesso no mundo da estética eletiva, com bons resultados. Estes tratamentos cresceram em popularidade, especialmente nos últimos anos e agora são apropriados para uso dos dentistas junto seus clientes, junto com outros profissionais de saúde.

Na verdade, os dentistas são os praticantes mais qualificados para administrar esses tipos de procedimentos, pois existem bons motivos para que eles ofereçam a terapia de aplicação botulínica.  O treinamento dental envolve muito mais do que apenas os dentes. Os dentistas passam por treinamento extensivo em todas as áreas de boca e maxilofacial. O que isso significa é, sabem quase tudo o que há para saber sobre tudo, desde o queixo até a testa.

Quais são os usos dentários para aplicação botulínica?

Esses procedimentos são novos, especialmente no mundo da odontologia. A aplicação botulínica tem usos clínicos úteis como nos casos de bruxismo, ainda mais para pacientes com dor articular e facial temporomandibular moderada. É um relaxante muscular e, quando administrado normalmente na metade da dosagem utilizada para o tratamento do alívio das rugas faciais, pode reduzir muito a intensidade das contrações musculares que contribuem para a dor facial e proporcionar alívio significativo ao paciente, além de desempenhar um papel muito importante na redução ou eliminação da dor facial.

A aplicação também é freqüentemente usada em conjunto com a terapia de enchimento dérmico como alternativa não cirúrgica aos casos de linha alta do lábio. Também diminui dores e disfunções na mandíbula, além de deixar o sorriso mais bonito, sobretudo quando a gengiva aparece mais do que deveria.
A aplicação mais comum é no tratamento do bruxismo, disfunção que afeta cerca de 30% dos brasileiros e se caracteriza pelo ranger de dentes durante o sono. Ao se aplicar a toxina a tensão diminui. Assim, o tecido não tem força suficiente para promover o atrito entre os dentes, capaz de causar desgaste.

Quando usar?

No bruxismo, na dor facial, no sorriso gengival, disfunções da ATM e distonia

Como funciona?

A toxina botulínica começa a atuar quatro dias depois da aplicação e sua ação diminui com o passar do tempo, por isso é preciso que o tratamento se repita periodicamente. O intervalo mínimo é de cerca de 90 dias.

A vantagem desse recurso terapêutico é apresentar um resultado eficaz e rápido, sem quase nenhuma contraindicação.